TJRN valoriza servidores e magistrados aposentados por meio de Núcleo especializado

A aposentadoria traz consigo diversas mudanças na rotina de todos. Apesar de ser algo desejado pela grande maioria dos trabalhadores, esse momento tão importante da vida provoca alguns impactos psicológicos e sociais. Diante disso, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), através do Núcleo de Atendimento ao Aposentado (NAA), criado pela resolução 12/2024, realiza ações voltadas aos seus servidores e magistrados já aposentados ou que estão prestes a se aposentar.

Dentre as atividades exercidas pelo Núcleo, vinculado ao Departamento de Recursos Humanos, estão apoio administrativo aos aposentados e orientação sobre seus direitos; informação sobre as solenidades e eventos do Tribunal, além de incentivar a participação neles; execução de programas socioculturais e capacitação e integração de servidores e magistrados aposentados em cursos e atividades.

Segundo a coordenadora suplente do NAA, Dinara Câmara, a responsabilidade do setor ultrapassa a atuação administrativa. “Os aposentados se sentiam excluídos do Poder Judiciário no momento da aposentadoria, o Núcleo chegou para apoiá-los nas dificuldades, como informá-los dos direitos, trazer a sua integração com aqueles que estão ativos, mostrar outros caminhos além do trabalho, conscientizá-los da importância do autocuidado, físico e emocional, como também da saúde financeira”, ressaltou.

Ainda segundo Dinara, através da “valorização dos servidores aposentados e da troca de experiências com os servidores da ativa” é possível observar o impacto direto da atuação do Núcleo.

Programas do NAA

Além das atividades de rotina, o Núcleo de Atendimento ao Aposentado possui o programa Aurora, cujo papel vai desde a discussão sobre questões que envolvam e aposentadoria até o incentivo da qualificação e aperfeiçoamento profissional dos aposentados. Ainda há, também, um programa de inclusão digital e outro que fomenta a participação como discente e docente nos cursos ofertados pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN).

Para mais informações, basta entrar em contato com o NAA pelo WhatsApp, através do número (84) 9 8899 8602, ou pelo aurora@tjrn.jus.br

Voltar