Ribeira: esquecida; realidade impiedosa

Autor(a): Nélio Silveira Dias Júnior

Data: 12/06/2021

A Ribeira – berço do nascimento de Natal – que guarda a melhor lembrança do século passado, com seus casarões, construídos no estilo da época sob a influência europeia, não é mais a mesma. Os sobrados estão se deteriorando e os prédios comerciais estão desabando. O descaso é a paisagem do local.

Atualmente, numa caminhada pelas ruas do bairro, pode perceber-se a ruína da Ribeira. A melancolia toma conta de você e a nostalgia do local maltrata a alma, ainda que se trate de pessoa de pouca sensibilidade social, urbanística e histórica.

Pouquíssimos prédios foram restaurados. A grande maioria – que em conjunto forma a beleza do bairro – não resistiu ao tempo e a destruição foi o destino.

A velha Ribeira não pode ser esquecida. A história de Natal está ali. A sua revitalização é o caminho a ser trilhado. Nesse sentido, pouco foi feito ou quase nada. O Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade organizada devem se reunir, com afinco, para tal propósito.

Esse bairro merece atenção e clama por ajuda. É dever de todos defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações:

Voltar