Juíza conhece modelo de mediação de conflitos durante curso em Nova York.

 

Conhecer o modelo aplicado nos Estados Unidos em relação à solução de conflitos motivou a juíza Arklenya Xeilha Souza da Silva Pereira, titular da 3ª Vara Cível de Parnamiriim, a participar do curso “Mediação de Conflitos: Experiência Norte Americana e Política de Implementação”, na Columbia University, em Grenee Hall, cidade de Nova York. As atividades ocorreram de 22 a 26 de agosto e consistiram em disciplina do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, do qual a magistrada participa como mestranda.

No foco do conteúdo ministrado estavam as ADR´s (Alternative Dispute Resolution) e as aulas foram realizadas no prédio principal da Escola de Direito (Columbia Law School). O curso ofereceu a oportunidade à turma de fazer visitas para que os alunos assistissem de perto sessões de mediação na Justiça Federal, na Estadual e na JAMS (Judicial Arbitration & Mediation Services), empresa privada especializada no ramo de mediação e solução de conflitos nos Estados Unidos. Outra instituição conhecida pelos participantes do curso ocorreu em um instituto que trabalha com o conceito de mediação comunitária. O New York Peace Institute, situado no bairro do Brooklyn.

A apresentação do sistema de mediação da Justiça Federal americana foi feita pelo juiz federal George B. Daniels, magistrado (foto) do The Southern District of New York, em conjunto com a Diretora de Conciliação. Na esfera da Justiça Estadual, o juiz Adam Silvera, integrante do Tribunal New York City Civil, da divisão Nova York, área de Manhattan, apresentou o sistema, juntamente com os Conciliadores. Os professores foram Alexandra Carter e Shawn Watts, da Columbia Law School.

 

Voltar