Cattleya Granulosa, flor símbolo do RN

Autor(a): Nélio Silveira Dias Júnior

Data: 16/12/2023

Essa planta cativa os olhares e toca o coração de quem a contempla.

A Cattleya Granulosa é uma espécie de orquídea nativa da Mata Atlântica da região Nordeste do Brasil, incluindo o Rio Grande do Norte.

Sua floração pode ocorrer durante o ano todo, mas se concentra principalmente nos meses de abril a junho. “Em condições ideais e protegida de pragas pode durar décadas. Há registro de plantas com mais de 50 anos”.

Neste Estado, segundo o pesquisador Edison Antônio de Mattos, essa espécie de orquídea é a mais representativa da flora do Rio Grande do Norte, apresenta uma concentração de indivíduos em valor considerável em áreas localizadas na faixa leste, de 10 a 12 Km a partir do litoral em direção ao interior do continente, com grande incidência nos Municípios de São Miguel do Gostoso e de Canguaretama.

Recentemente, a Cattleya Granulosa foi reconhecida pela Assembleia Legislativa como a flor símbolo do Estado do Rio Grande do Norte (Lei Estadual nº 10.508/2019).

É uma planta que está na lista da flora ameaçada de extinção na categoria vulnerável. Por possuir potencial ornamental elevado, essa espécie tem sofrido com o comércio ilegal.

O Governo do Estado deve divulgar mais a orquídea Cattleya Granulosa como flor símbolo do Estado, para a população tomar conhecimento, assim como difundir a informação sobre a importância de se promover a sua conservação, valorização e preservação.

É preciso se alertar que ninguém pode entrar nas áreas de matas e retirar indivíduos dessa orquídea, para uso próprio ou, até mesmo, vender de forma clandestina. Dessa forma, é importante se certificar da origem da planta no ato da compra e se ela vem de locais certificados e autorizados para produção e venda.

A orquídea aqui apresentada foi adquirida no Orquidário EDS Mattos, que fica em Pium, do Eng. Civil Edison A.de Mattos (CTF/IBAMA 8194820), cientista e pesquisador da Cattleya Granulosa, que se preocupa com a sua conservação e educação ambiental.

FONTES:

Notícias do RBMA

Governo do Rio Grande do Norte

Orqidário EDS Mattos – Edison Antônio de Mattos (oridarioedsmattos.com.br)

Voltar