Advogada Ingrid Dias publica artigo científico na revista FIDES.
No dia 21 de janeiro de 2021, a Revista de Filosofia do Direito, do Estado e da Sociedade (FIDES) pertencente a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicou a sua 22ª edição e oportunizou o debate sobre o tema “30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: os desafios das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos”. Dentre os artigos científicos selecionados para somar a esta rica discussão, encontra-se o das advogadas Ingrid Dias da Fonseca e Maria Beatriz Torquato Rego que desenvolveram um assunto oportuno intitulado “A proteção de dados pessoais das crianças e adolescentes no âmbito da educação online”.
A temática escolhida e abordada pelas autoras é relevante pois proporciona o entendimento de aspectos inerentes ao uso das tecnologias, bem como dos dados pessoais de um grupo vulnerável que está, cada dia mais, conectado sem a supervisão ou o auxílio de responsáveis. Essa hiperconexão tem contribuição da migração das atividades escolares para o espaço digital que, apesar de ser fonte inovadora de ensino, possibilitou que crianças e adolescentes ficassem ainda mais expostas aos diversos conteúdos oferecidos pelas plataformas existentes na internet.
Pouco tempo após ser publicado pela revista FIDES, o artigo científico já coleciona elogios. Entre eles, está o do Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Arthur Pereira Sabbat, que parabenizou as advogadas pela abordagem; e o da professora Thalyta Mabel, designer instrucional e professora conteudista, que fez uma postagem do artigo em seu perfil pessoal no Linkedin, destacou a pertinência do tema e ainda complementou “é importante ressaltar que quando falamos em educação on line estamos tratando de um termo genérico, que abrange tanto as aulas remotas quanto as aulas Ead”.
Enfim, uma produção científica que vale a leitura e reflexão. Para quem tiver interesse, segue o link de acesso à íntegra da pesquisa: http://www.revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/518/526.
Voltar