Arena do Morro: uma obra de arte
Data: 28/01/2023
Vendo o título talvez ninguém saiba o que seja e onde fica.
A Arena do Morro é um ginásio – com o olhar estendido para o oceano atlântico – com uma quadra poliesportiva, salas multiusos, vestiários, banheiros e arquibancada (para 350 pessoas), construído em 2014 numa área aproximada de 2.000m².
Essa edificação foi eleita uma das mais bonitas do mundo, na categoria arquitetura esportiva, segundo o portal britânico archidaily.com (CAU/RN).
A sua beleza não deixa dúvida. Apenas com um simples olhar, a Arena já se faz notar e encanta pela inovação, riqueza de detalhes, complexidade de estrutura. Criou um visual inusitado, que não segue um padrão aparente. Tudo isso feito em área limitada e pouco regular. Daí a sua grandiosidade.
Esse ginásio está localizado no Bairro de Mãe Luíza, em Natal. Foi doado pela Sra. Nicole Miescher, Presidente da Fundação Ameropa, à essa comunidade, em memória ao padre Sabino Gentille. Tornando-se, assim, um símbolo de modernidade do local.
“É o encontro entre a solidariedade e o sonho”.
Sabino Gentille, padre italiano ordenado em Castel di Tora, chegou ao Brasil em 1974 e veio morar em Natal , dirigindo o Salesiano São José até 1978. Ao se desligar do colégio foi morar em Mãe Luíza (1979), para ajudar os mais necessitados. E conseguiu! Prestou significativos e relevantes serviços religiosos, educacionais e de saúde ao bairro, fazendo com que os seus moradores tivessem uma vida digna e pudessem lutar por uma vida melhor em uma sociedade injusta. Faleceu, em 2006, e deixou boas lembranças e exemplos.
O projeto arquitetônico é de Herzog & de Meuron, escritório suíço, em atividade desde 1978,
considerado um dos maiores de arquitetura do mundo. Seus sócios-fundadores são Jacques Herzog e Pierre de Meuron, ganhadores do prêmio Pritzker de 2001.
O ginásio é um edifício permeável, naturalmente ventilado, que transforma e traduz o impacto do seu ambiente natural e urbano num destino público e foco para atividades desportivas, culturais e de lazer (ArchDaily).
“A Arte, a solidariedade e o amor tornaram o ginásio possível.”
O ginásio está sob os cuidados do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição – obra fundada em 1983 pelo abnegado e humanista padre Sabino, base do desenvolvimento local e catalisadora do processo de inclusão social – que se encontra em ótimo estado de conservação e atendendo a sua função, o que merece aplausos.
Nicole Miescher, suíça admirável, com excelentes serviços sociais prestados à cidade, deu um passo significativo de desenvolvimento urbano à Mãe Luíza, outros precisam ser dados para tornar o bairro mais aprazível.
Voltar