Jayr Peny: artista plástico que fez da arte uma visão do mundo

Autor(a): Nélio Silveira Dias Júnior

Data: 13/08/2022

Jayr Peny, com formação em pintura e desenho artístico, realizou uma vasta obra, com reconhecimento da crítica especializada. Morou em Portugal por mais de 25 anos e lá desenvolveu seu dom e aperfeiçoou sua técnica, certamente recebendo influência europeia.

Participou de inúmeras exposições individuais pelo mundo afora: Portugal, Espanha, França e Estados Unidos.

Além de várias medalhas e homenagens da Sociedade Brasileira de Belas Artes, Peny coleciona prêmios e títulos internacionais. Dentre os mais importantes estão: “a Medalha de Ouro e o prêmio de Melhor Artista no Salon Le Meilleur, em 1999, na cidade de Paris; as Medalhas de Ouro no Salon D’Honneur e no Salon des Baronnies, ambos na França; Prêmio de carreira concedido pela Casa Edetriesse Alba, em 2001, em Ferrara, na Itália; o Venezia Serenissima de 2003 da Associazione Galeria Centro Storico de Florença”.

Trata-se de um pintor surrealista com apurada técnica utilizada nas suas pinturas, com presença de traços figurativistas e um geometrismo suave e encantador em suas produções, como afirmou Alfredo Neves (Potiguar Notícias)

Assim também definiu o seu estilo o escritor e crítico de arte português, Fernando Moniz Lópes: geometrismo figurativista.

“Incentivado pelos seus pais, desejou ser artista plástico para poder mostrar aos outros a sua forma de ver as coisas e o mundo.” (Galeria de Arte B-612)

Esse natalense, nascido em 1965, é um veterano das artes plásticas.

Voltar